Na Rodovia dos Tamoios, que serve como um dos principais acessos ao litoral norte, foi homologado um reajuste provisório de 5,08%. No entanto, a concessionária responsável explicou que o índice de reajuste será baseado no IPCA de junho, cujos dados são divulgados pelo IBGE somente em julho. Por esse motivo, a Artesp aplicou inicialmente o IPCA de maio. Após a divulgação do índice referente a junho, a agência irá recalcular as tarifas e, se necessário, fará os ajustes correspondentes.
As tarifas serão alteradas nas seguintes concessionárias: Concessionária do Sistema Anhanguera-Bandeirantes (Autoban), Rodovias do Interior Paulista (Intervias), Rodovias das Colinas, Concessionária Auto Raposo Tavares (CART), Rodovias Integradas do Oeste (SPVias), Ecovias dos Imigrantes, Ecovias do Leste Paulista, Concessionária Rodoanel Oeste, Concessionária SPMAR e Rodovia dos Tamoios. Para as rodovias da Entrevias, os novos valores entrarão em vigor a partir da zero hora de 6 de julho.
Outras concessionárias, como Eixo SP, Econoroeste, ViaPaulista, Novo Litoral, Sorocabana e Raposo-Castello, também terão datas diferenciadas para os seus reajustes. Inicialmente, esperava-se que o Sistema Anchieta-Imigrantes adotasse a cobrança eletrônica no formato free flow a partir de 1º de julho, mas não foi confirmado o início dessa operação.
Além do aumento nas tarifas, o governo de São Paulo anunciou que haverá redução nos valores em praças de pedágio localizadas em diversos municípios, incluindo Jaguariúna, Águas da Prata, Estiva Gerbi, Espírito Santo do Pinhal, Itobi, Casa Branca, Mococa e Aguaí, a partir de 1º de julho. Essa mudança ocorre em função da transição de um sistema de cobrança ponto a ponto, que era restrito a trechos específicos, para um modelo mais abrangente, que beneficiará todos os motoristas que passarem pelas praças de pedágio e não apenas os previamente cadastrados.



