O governador Eduardo Riedel destacou a união entre o Poder Executivo e o Legislativo, além do desenvolvimento econômico e social de Mato Grosso do Sul. A cerimônia aconteceu no Palácio Guaicurus e marcou oficialmente o início dos trabalhos parlamentares do ano.
O governador apresentou a tradicional mensagem do Executivo ao Legislativo, conforme previsto na Constituição Estadual, e reconheceu a parceria preferencial com a Assembleia Legislativa. Ele também pontuou sobre a harmonia com a bancada federal, além do Poder Judiciário, Corte de Contas, Ministério Público e Defensoria Pública.
Os investimentos públicos e privados em andamento no Estado também foram lembrados, bem como a importância das ações desenvolvidas desde 2023 para o progresso econômico, com geração de emprego e renda para a população sul-mato-grossense. O governador destacou que, sem aumento de impostos, foi possível reduzir em 10% a carga tributária geral e manter um dos mais altos indicadores de investimento público entre os estados brasileiros.
O presidente da Assembleia, Gerson Claro, também fez seu pronunciamento, encerrando os atos oficiais da abertura do ano legislativo, e afirmou que a Assembleia Legislativa tem papel direto no desenvolvimento do Estado, criando um ambiente de diálogo, segurança e decisões responsáveis para que o Estado continue avançando.




