O governo de São Paulo, sob a liderança de Tarcísio de Freitas, já considera a possibilidade de que a Estação 14-Bis-Saracura, parte da Linha 6-Laranja do Metrô, não seja inaugurada até 2027. Essa informação foi destacada em declaração feita na quinta-feira (25) pelo diretor-presidente da Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), André Isper. A obra referente a essa estação foi interrompida em 2022, após a descoberta de um sítio arqueológico na região.
Em suas declarações, Isper não conseguiu fornecer um prazo definitivo para a conclusão da Estação 14-Bis. “Essa estação em particular talvez não seja inaugurada em 2027. Não posso te afirmar um prazo final”, afirmou. A concessionária Acciona, responsável pela obra, ainda não se manifestou sobre o assunto.
André De Angelo, CEO da Acciona no Brasil, já havia reconhecido anteriormente as dificuldades enfrentadas para a conclusão da estação. Em entrevista em fevereiro deste ano, ele mencionou que colocar a estação em operação até 2027 seria um grande desafio, considerando as demais estações da linha.
Na próxima semana, o governo e a Acciona devem inaugurar as primeiras seis estações da Linha 6-Laranja. As unidades que entrarão em operação são João Paulo I e Freguesia do Ó, localizadas na zona norte, além de Santa Marina, Água Branca, Sesc-Pompeia e Perdizes, na zona oeste. Em outubro deste ano, mais duas paradas serão abertas: Brasilândia e Itaberaba-Hospital Vila Penteado, também na zona norte.
O contrato firmado entre o governo e a Acciona prevê a entrega do trajeto completo, que contará com 15 estações, até outubro de 2027. Apesar das incertezas em relação à Estação 14-Bis, Isper ressaltou que o restante da linha está dentro do cronograma estabelecido. “No próximo ano, vai operar da Brasilândia até a São Joaquim, que é o mais importante”, enfatizou.
Atualmente, apenas 15% das obras na Estação 14-Bis estão concluídas. O atraso é atribuído a questões relacionadas ao licenciamento histórico-cultural, que se tornou um fator crítico após a descoberta de um sítio arqueológico do Quilombo Saracura nas proximidades. Mais de 100 mil artefatos ligados ao quilombo foram encontrados no local, o que levou a estação a ser rebatizada para 14 Bis-Saracura.




