O Exército de Israel anunciou a redução temporária de algumas de suas tropas no Líbano, conforme comunicado enviado à CNN. Essa medida faz parte de um esforço para manter operações de longo prazo na região. As Forças de Defesa de Israel (FDI) informaram que retirarão várias brigadas tanto do setor norte quanto do sul, englobando o Líbano e Gaza, enquanto as tropas se dedicam a treinamentos de prontidão e aprimoramento de habilidades operacionais.
Uma brigada das FDI pode contar com um efetivo que varia entre 2 mil e 5 mil soldados. O comunicado não fez menção a qualquer cessão de território como parte dessa redução. A decisão ocorre em meio a uma crescente escassez de efetivo nas forças armadas israelenses, que enfrentam mais de três anos de conflito quase ininterrupto.
O chefe do Estado-Maior das FDI, tenente-general Eyal Zamir, enfatizou a necessidade de cada soldado e comandante, destacando a importância da mobilização das tropas neste momento crítico. Na quarta-feira (24), o ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, declarou que as FDI não se retirariam do Líbano, mesmo diante de exigências dos EUA para tal ação.
Além disso, a CNN havia noticiado que Israel considerava a possibilidade de retiradas simbólicas de áreas ocupadas no sul do Líbano, como parte de negociações em andamento e como um gesto ao governo libanês. Essas discussões se estenderam até o terceiro dia em Washington nesta quinta-feira (25).
O comunicado das FDI informou que, dentro do plano de mobilização atualizado, as brigadas farão rodízio entre diferentes comandos regionais, com os níveis de força sendo ajustados conforme a situação operacional na região. Essa estratégia é vista como uma tentativa de reestruturar as capacidades militares israelenses, ao mesmo tempo que mantém uma presença significativa nas áreas de conflito.




