O Porto de Paranaguá informou, nesta quinta-feira (25), que está investindo R$ 81,3 milhões na construção de uma nova subestação elétrica. O projeto terá uma potência instalada de 60 MW (megawatts) e conexão em 138 kV (quilovolts). O Consórcio ETR, responsável pela obra, terá um prazo de dois anos para concluir a construção, que é parte dos planos de expansão do terminal para os próximos 30 anos.
A nova subestação terá uma capacidade que pode atender o consumo de energia de aproximadamente 30 mil a 60 mil residências, considerando um consumo médio mensal que varia entre 150 e 250 kWh (quilowatts-hora). Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná, ressaltou que a estrutura foi planejada para suportar as expansões futuras, incluindo os novos píeres em T e em F.
Uma das principais vantagens deste projeto é a ligação direta com a subestação principal da Copel, eliminando a necessidade de fornecimento por meio de subestações intermediárias de rebaixamento. Para viabilizar essa conexão, será necessário adequar a rede elétrica, incluindo a instalação de novos postes ao longo de cerca de quatro quilômetros de vias urbanas.
O governo também prevê que a demanda por energia na região aumentará em 25% até 2034, o que torna o investimento ainda mais relevante para atender às necessidades futuras da infraestrutura portuária e das comunidades locais.




