A seleção equatoriana alcançou um marco importante ao derrotar a Alemanha por 2 a 1 na última quinta-feira (25). Essa vitória não apenas assegurou três pontos valiosos, garantindo a classificação para a fase de mata-mata da Copa do Mundo, como também fez com que o Equador se tornasse parte de um grupo restrito de seleções sul-americanas que conseguiram vencer os alemães em Copas do Mundo.
Com essa conquista, o Equador se junta a Brasil e Argentina, sendo agora uma das únicas equipes da América do Sul a triunfar sobre a Alemanha na história das Copas. O primeiro embate entre os equatorianos e os alemães ocorreu na Copa de 2006, realizada na Alemanha, onde a seleção anfitriã levou a melhor, vencendo por 3 a 0.
A relação entre Brasil e Alemanha nas Copas do Mundo é marcada por três confrontos. O primeiro deles foi em 1974, quando o Brasil enfrentou a Alemanha Oriental, conquistando uma vitória por 1 a 0. Posteriormente, em 2002, o Brasil venceu a Alemanha na final, garantindo o pentacampeonato, enquanto a terceira partida, em 2014, ficou marcada pela derrota do Brasil por 7 a 1 na semifinal.
A Argentina, por sua vez, tem um histórico mais extenso de confrontos com a Alemanha em Copas, com sete partidas disputadas. Dentre essas, a Argentina conseguiu vencer apenas uma vez, na final da Copa de 1986, o que lhe rendeu o bicampeonato mundial. Além disso, as duas seleções empataram em duas ocasiões: 0 a 0 na fase de grupos da Copa de 1966 e 1 a 1 nas quartas de final da Copa de 2006.
Os outros quatro encontros resultaram em vitórias para a Alemanha. A Alemanha Ocidental venceu a Argentina por 3 a 1 na fase de grupos da Copa de 1958 e por 1 a 0 na final de 1990. Após a reunificação, a Alemanha continuou a dominar, vencendo os argentinos por 4 a 0 nas quartas de final da Copa de 2010 e por 1 a 0 na final da Copa de 2014, conquistando assim o tetracampeonato.




