O ministro Aroldo Cedraz, do TCU, manteve o repasse de R$ 1 milhão à escola de samba Acadêmicos de Niterói, do Rio, após a polêmica envolvendo o samba-enredo em homenagem ao presidente Lula. A escola de samba irá apresentar um samba-enredo intitulado “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”.
O ministro argumentou que a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo enviou o mesmo valor para todas as escolas de samba e que não seria viável excluir uma delas devido ao tema escolhido. A área técnica do TCU havia recomendado barrar o repasse para a Acadêmicos de Niterói devido a um pedido do Partido Novo, que alegou possível desvio de finalidade.
O desfile da Acadêmicos de Niterói está marcado para o dia 15 de fevereiro e Lula já confirmou presença, mas não vai desfilar. A primeira-dama, Janja Lula da Silva, estará na avenida. O ministro Aroldo Cedraz não viu favorecimento à escola de samba.
A decisão do ministro Aroldo Cedraz foi tomada após a análise da situação e a conclusão de que não há motivos para cancelar o repasse de verba à escola de samba.




