A Secretaria de Estado de Saúde inicia em fevereiro as ações do MS Protegido, estratégia que integra o projeto MS Vacina Mais, com a divulgação do cronograma de circulação dos Vacimóveis em todas as regiões de saúde de Mato Grosso do Sul. O objetivo é ampliar o acesso, fortalecer ações estratégicas municipais e elevar as coberturas vacinais. Os Vacimóveis são unidades móveis estruturadas para levar imunização a locais de grande circulação, áreas remotas e pontos estratégicos definidos em conjunto com as gestões municipais.
Os Vacimóveis atenderão os municípios de Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis e Figueirão, entre os dias 9 e 13 de fevereiro, e Coxim, São Gabriel do Oeste, Rio Verde de Mato Grosso e Rio Negro, de 23 a 27 de fevereiro. Cada veículo conta com câmara refrigerada para armazenamento adequado das vacinas, materiais para preparo das doses, cadeira de atendimento, televisão para acolhimento e tenda externa.
A coordenadora de Imunização da SES explica que a organização por regiões de saúde permite maior efetividade das ações. O cronograma foi construído conforme o Plano Diretor de Regionalização, respeitando as especificidades de cada território. A unidade móvel é uma ferramenta estratégica para apoiar os municípios na intensificação das campanhas, na busca ativa e na ampliação do acesso.
A SES oferece como apoio um técnico responsável pelo Vacimóvel, além de motorista e custeio de combustível. Já os municípios são responsáveis pela disponibilização de vacinadores e registradores, mobilização da rede local, coordenação da estratégia




