Na terça-feira (23), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfatizou a necessidade de os cidadãos terem "mais cuidado" com seus celulares ao andar nas ruas. A orientação foi dada durante a cerimônia de assinatura do decreto do programa Celular Seguro, onde Lula aconselhou que as pessoas evitem o uso de aparelhos em locais públicos onde o assalto e o furto são comuns.
Lula alertou sobre a atenção que os usuários devem ter em relação ao seu entorno, dizendo que é fundamental observar se há alguém em bicicleta nas proximidades. Ele mencionou que muitos assaltos têm ocorrido em áreas centrais de São Paulo, onde o ladrão pode rapidamente roubar um celular. "É importante que a gente quer punir quem rouba, quem vende, punir o crime organizado, mas é importante que você tenha mais cuidado para utilizar o celular, porque ele é patrimônio seu, é sua conta bancária, seu CPF. Se você não tomar cuidado, vai ter prejuízo", ressaltou o presidente.
O programa Celular Seguro foi apresentado como uma estratégia para combater o crescente número de furtos e roubos de celulares. Durante o evento em São Paulo, Lula declarou que a nova iniciativa reflete uma mudança significativa na abordagem do Poder Público em relação ao crime de roubo de celulares. "A partir desse decreto, muita coisa vai mudar na atuação do governo federal, dos governos estaduais e também muita coisa vai mudar nas pessoas que ousarem roubar um celular daqui para frente", afirmou.
O presidente também destacou que a iniciativa contará com a colaboração dos 27 governadores, além de agências reguladoras e empresas de telecomunicações. Lula enfatizou a importância da devolução de celulares roubados, que ele estima serem cerca de 3 milhões. Ele orientou que, caso uma pessoa tenha adquirido um celular sem saber que era roubado, deve se dirigir a uma delegacia para realizar a entrega do aparelho, garantindo que não será presa nesse processo.
"Não tenha medo de procurar a delegacia porque você não vai ser preso, é só para devolver o celular", afirmou o presidente, esclarecendo que a devolução não deverá ocorrer de uma só vez, mas de maneira gradual, ao longo do tempo.




