No último sábado, 27 de junho de 2026, Coronel Sapucaia foi palco de uma significativa mobilização em prol da cidadania e do acesso à justiça. A primeira edição da Justiça Itinerante, organizada pelo Dr. Marcelo Marinho da Silva, do Núcleo da Família da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Prefeitura Municipal, sob a liderança da prefeita Niágara Kraievski, resultou na realização de 816 atendimentos gratuitos na Poliesportiva Rachidão.
A ideia central da iniciativa foi aproximar a população da justiça, proporcionando acesso a orientação jurídica e garantias de direitos de maneira gratuita e acessível. Durante todo o dia, moradores da região compareceram em busca de soluções relacionadas a questões familiares, cíveis e sociais, evidenciando a relevância da ação para a comunidade sapucaiense.
Desde o início da manhã, o movimento no local foi intenso. Famílias inteiras estiveram presentes para resolver questões como pensão alimentícia, divórcio, reconhecimento de paternidade, guarda de filhos, união estável, inventários, usucapião, além da emissão de segunda via de certidões e orientações processuais em diversas áreas do direito.
Além do suporte jurídico, o evento também ofereceu serviços de saúde e Assistência Social. Os atendimentos incluíram aferição de sinais vitais, como pressão arterial, Spo2 e glicemia, além de cuidados odontológicos, vacinação, testes rápidos, atualização do Cartão SUS, avaliação nutricional e orientações sobre benefícios eventuais, com suporte na atualização do Cadastro Único.
A ação contou com a presença do vice-prefeito Carlos Magno Fernandes e dos secretários municipais Thiago Valençoela (Administração), Joardani Barreto (Finanças e Saúde) e Jane Cleia (Assistência Social). Representantes do Cartório de Registro Civil de Coronel Sapucaia, da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul e servidores de diversas áreas também colaboraram para o sucesso do evento.
A prefeita Niágara Kraievski expressou sua satisfação com a participação da população, destacando que a expressiva presença demonstrou a confiança da comunidade nos serviços públicos oferecidos. Ela ressaltou a importância da união de esforços para garantir direitos e serviços de qualidade para quem mais precisa, agradecendo a todos os cidadãos que contribuíram para o êxito da atividade.




