Na última segunda-feira, dia 22, a Câmara Municipal de Rio Brilhante realizou sua 21ª Sessão Ordinária de 2026, onde foram debatidos diversos projetos de interesse da administração pública. A reunião teve como foco principal a apreciação de propostas relacionadas a áreas como saúde, infraestrutura, mobilidade urbana e sustentabilidade.
Entre os projetos votados, destaca-se o Projeto de Lei Complementar nº 03/2026, que propõe alterações no Plano de Cargos e Vencimentos dos Servidores da Câmara Municipal. Além disso, foi aprovado um projeto de lei do Executivo Municipal que prorroga a vigência do Plano Municipal de Educação, assim como o Projeto de Lei nº 36/2026, que estabelece as Diretrizes Orçamentárias para a elaboração e execução da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2027.
A vereadora Daniele Freitas, do PSDB, apresentou um requerimento visando obter informações sobre a realização de exames de ressonância magnética e a demanda reprimida existente no município. Ela também indicou a necessidade de ampliação e manutenção da sinalização viária em todos os bairros, com o intuito de aumentar a segurança no trânsito local.
Por sua vez, o vereador Valci Pereira, do PL, requereu esclarecimentos sobre as ações do Executivo e da Sanesul para resolver os frequentes vazamentos de esgoto na região. Além disso, o parlamentar sugeriu o recapeamento das ruas Laureana Albuquerque da Silva, no Bairro Planalto, e Rio Brilhante, no Bairro Progresso.
O vereador Tucura, do União Brasil, apresentou cinco indicações com foco no desenvolvimento sustentável e na melhoria da infraestrutura. Entre suas propostas estão a criação de um Programa Municipal de Recuperação de Áreas Depredadas, a disponibilização de um servidor no local de transbordo de resíduos sólidos, e estudos para a abertura de novas vias e rotas alternativas no Distrito de Prudêncio Thomaz. Também foi sugerida a elaboração de um projeto para a implantação de sistemas de captação e aproveitamento da água da chuva, além de um programa de arborização urbana no distrito.
O vereador Dr. Julio Tolomei, do MDB, indicou a realização de uma campanha de conscientização para os moradores do Bairro Progresso, especialmente na área do Porto Cerrado, visando orientar sobre a correta ligação dos imóveis à rede coletora de esgoto.




