Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram Vimeo
    IvinhemaNews | Notícias de Ivinhema e Região em Tempo Real
    Login
    • Home
    • Polícia
    • Ivinhema
    • Esporte
    • Política
    • Geral
    • Brasil
    IvinhemaNews | Notícias de Ivinhema e Região em Tempo Real
    • Home
    • Política
    • Polícia
    • Ivinhema
    • Esporte
    • Geral
    • Brasil
    Home»MS em foco»Escadaria no Guanandi enfrenta problemas com lixo e falta de manutenção
    MS em foco

    Escadaria no Guanandi enfrenta problemas com lixo e falta de manutenção

    RedaçãoBy Redação22 de junho, 2026
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Email

    A escadaria que conecta as áreas alta e baixa do Guanandi é uma estrutura planejada para facilitar o trânsito de pedestres entre os níveis do bairro. Localizada no cruzamento das avenidas Manoel da Costa Lima e Presidente Ernesto Geisel, a escada desce até a Rua Corá, próxima ao córrego e à pista de caminhada. No entanto, moradores expressam descontentamento com a situação do local, que se transformou em um ponto de reclamação devido ao acúmulo de lixo e a falta de manutenção.

    Embora a escadaria continue sendo utilizada por quem se desloca para o mercado atacadista, pontos de ônibus e outras áreas da região, o caminho apresenta sérios problemas. O espaço está repleto de lixo, roupas velhas, fezes, urina e vegetação, além de acumular água em dias de chuva, o que agrava a situação para os usuários, especialmente os idosos. Maria Helena Arruda, de mais de 60 anos, reside na região há cinco anos e utiliza a escadaria para suas compras. Ela destaca que o estado do local é preocupante. "A gente usa, passa por aí para ir ao mercado, mas está cheio de sujeira, roupa velha, fezes e urina", afirmou.

    Maria Helena também ressaltou que as condições se tornam ainda mais perigosas quando chove, já que a água se acumula na parte inferior da escadaria, tornando-a escorregadia. "Quando chove, vira uma lagoa. Eu tenho medo de cair, porque não tem nem onde segurar", relatou. Outro morador, Nikanor de Oliveira Neto, de 30 anos, que vive na área desde 2020, acredita que o problema não está na estrutura da escada, mas sim na ausência de manutenção. Para ele, a solução seria simples, com a implementação de limpezas regulares.

    Nikanor sugere que a frequência da limpeza poderia ser quinzenal ou mensal, mas enfatiza que é fundamental que a população também colabore para evitar o acúmulo de lixo. "Tirar dá para tirar, mas infelizmente pode voltar", comentou, propondo a instalação de uma placa com a orientação de não jogar lixo no local. Fabiana Francisco Alves, de 42 anos e residente do bairro desde a infância, recorda que a escadaria já foi mais organizada e limpa. Ela observa que a sujeira aumentou ao longo dos anos, especialmente devido a ações de pessoas que mexem nas sacolas deixadas ao redor e espalham resíduos.

    Fabiana acredita que a responsabilidade pela manutenção do espaço não deve ser atribuída apenas ao poder público, ressaltando a importância da conscientização da população. "Acho que é mais conscientização da população. Mesmo que venham limpar, vai continuar, enquanto a população não se conscientizar", concluiu. A Prefeitura de Campo Grande foi questionada sobre a situação da escadaria, incluindo a possibilidade de limpeza, manutenção e instalação de corrimão, mas até o momento não houve retorno sobre o assunto.

    Brasil Copa do Mundo Copa SP Copinha Esporte FFMS Ivinhema MS Mundo Naviraí
    Share. Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

    Posts recentes

    Câmara de Dourados arquiva terceira denúncia contra a vereadora Isa Marcondes

    22 de junho, 2026

    Museu de Campo Grande utiliza tecnologia para reviver heróis do hino estadual

    22 de junho, 2026

    Flávio Bolsonaro critica reforma tributária e promete revogação de normas do governo Lula

    22 de junho, 2026

    Pais são presos após morte de bebê com suspeita de maus-tratos durante jogo de futebol

    22 de junho, 2026
    Publicações recentes

    Câmara de Dourados arquiva terceira denúncia contra a vereadora Isa Marcondes

    By Redação22 de junho, 2026

    Durante sessão realizada nesta segunda-feira, a Câmara de Vereadores de Dourados decidiu arquivar a terceira denúncia contra Isa Marcondes, que envolvia a filmagem de servidores da UPA em momento de descanso. Com 20 votos a favor, o parecer da Comissão de Ética foi aprovado, encerrando o processo.

    Suspensão de partida entre França e Iraque é causada por tempestade nos Estados Unidos

    22 de junho, 2026

    Enteado é ferido no pescoço em ataque com canivete em Batayporã

    22 de junho, 2026

    Operação Timber Shield desmantela esquema de tráfico de cocaína em madeira

    22 de junho, 2026

    Museu de Campo Grande utiliza tecnologia para reviver heróis do hino estadual

    22 de junho, 2026
    Facebook Instagram WhatsApp
    • Home
    • Política
    • Polícia
    • Ivinhema
    • Esporte
    • Geral
    • Brasil
    © © 2026 IvinhemaNews – Desenvolvido por Julio Fernando

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Sign In or Register

    Welcome Back!

    Login to your account below.

    Lost password?